Podemos comparar o início da aposentadoria com os primeiros dias das férias escolares ou de trabalho: não há compromisso de horário para acordar, podendo executar todas as tarefas diárias sem pressa, no seu próprio ritmo.

Entretanto, quando essa rotina passa a se repetir por dias, semanas e meses, é necessário ter cuidado. Isso porque a inatividade e ausência de propósitos na vida podem acabar levando o indivíduo a vícios como o tabagismo, alcoolismo ou até mesmo à depressão.

Para reverter essa situação, a solução está em criar o seu próprio negócio. É isso mesmo! Muita gente não dá importância a esse fato, mas iniciar seu próprio empreendimento na terceira idade é altamente benéfico, prazeroso e importante. Além disso, incentivar o desenvolvimento de ações empreendedoras nessa faixa etária é essencial para manter essa parcela dos cidadãos inclusos na economia produtiva.

Neste post, você irá conferir 4 razões que mostram a importância de se manter ativo (a) na melhor idade. Confira!

4 razões para se manter ativo na melhor idade

1. O empreendedorismo na melhor idade reduz o tempo ocioso: segundo um estudo realizado por pesquisadores do Institute of Economics Affairs (IEA), em Londres, o tempo livre gerado pela aposentadoria eleva em até 40% as chances de o indivíduo desenvolver depressão.

Manter-se na atividade após a aposentadoria representa muito mais do que rentabilidade. Ao fazer aquilo que se gosta, o idoso se verá útil, sentindo-se novamente parte da sociedade. Todavia, para que os resultados gerem satisfação, é necessário optar por uma área prazerosa que ocupe tempo de forma positiva, sem causar desgastes e estresse.

2. Mantém a mente exercitada: Na medida em que a idade avança, uma série de complicações à saúde pode se manifestar no indivíduo. Dentre elas, infelizmente, estão as doenças que afetam a mente, como o mal de Alzheimer, por exemplo.

Para evitar que esse tipo de doença lhe aflija, é fundamental exercitar sua mente. O trabalho, principalmente aquele cuja área é a de seu interesse, mantém a mente estimulada e exercitada de forma continuada. O mesmo vale para o corpo, em alguns casos.

3. O aposentado possui mais conhecimentos e experiência: A aposentadoria é a fase em que o indivíduo possui maior acúmulo de conhecimentos. É ele quem sabe o que pode ou não funcionar, o que é ou não rentável (mesmo que nessa fase da vida o idoso não se importe tanto com a rentabilidade, deixando-a para segundo plano). Ou seja, a sua bagagem e experiência de vida o torna um excelente empreendedor.

4. A rede de contatos na melhor idade é maior: Após tantos anos de trabalho, é provável que o aposentado possua uma rede de contatos bastante qualificada. Independente da área de atuação, o networking se faz primordial. Além do mais, o idoso sabe como identificar os pontos fortes e fracos das competências e capacidades individuais.

A combinação entre networking e expertise eleva as chances de ele fazer boas parcerias, montando assim uma equipe qualificada e engajada para o seu negócio.

Temos por finalidade, apoiar e desenvolver, a Educação Empreendedora sem nenhuma conotação político-partidária.

 

Empreendedorismo IPPE

Instituto IPPE

Contato

Links

© 2020, Instituto de Pesquisa e Projetos Empreendedores | Direitos Reservados | InFOCO Produções