Nunca é tarde demais para dar vida a um novo sonho. A frase parece bastante clichê, mas é verdadeira, especialmente quando se trata de empreender. Prova disso é que o cenário no Brasil é bem favorável para quem já atingiu a terceira idade, mas mesmo assim deseja começar o seu próprio negócio.

A experiência (tanto profissional quanto pessoal) por si só já traz uma bagagem interessante, que pode ser um diferencial positivo para abrir uma nova empresa. Mas essa não é a única vantagem que os empreendedores da melhor idade têm sobre os mais jovens.

Empreender na melhor idade: benefícios

1. Experiência

Embora não seja a única vantagem, não pode ficar de fora da lista. Quem já está com mais de 50 anos, provavelmente ocupou diferentes cargos profissionais; observou erros e acertos; leu muito; viajou. Tudo isso forma um repertório e faz com que o empreendedor consiga antecipar algumas situações (positivas ou não) antes que elas aconteçam.

2. Estabilidade

É comum que na terceira idade as pessoas já tenham se estabilizado: uma casa própria, família constituída, filhos já adultos, uma reserva financeira para emergências. Por conta disso, nem sempre o empreendedor dessa faixa etária está dependendo dos lucros que a empresa vai gerar, o que é uma grande vantagem! Essa segurança dá margem para o novo empresário ousar mais e talvez propor algo realmente novo no mercado, sem se limitar àquilo que já funciona.

3. Maturidade

Além da experiência, o tempo também traz maturidade, característica essencial para empreender com sucesso. Um olhar mais maduro sobre os cenários ajuda o empreendedor a saber quais brigas valem a pena comprar, a saber ponderar e a não tomar decisões com impulsividade.

4. Networking

Depois de tantos anos trabalhando e também conhecendo pessoas no círculo social, a rede de contatos é naturalmente maior na terceira idade. E já é sabido que esse é um elemento-chave para o sucesso em um novo empreendimento.

5. Planejamento

Embora não seja uma regra, os mais jovens tendem a fazer coisas sem muita preocupação com o planejamento. Com os mais velhos é o contrário: antes de colocar uma ideia em prática, ela é planificada no papel e todos os fatores envolvidos são avaliados.

6. Respeito

Gente cada vez mais jovem está empreendendo, mas apesar dessa tendência, esses empreendedores relatam uma dificuldade para conseguir o respeito de parceiros, fornecedores, clientes ou de outras pessoas para quem apresentem a sua ideia. Justamente pela falta de experiência, que compromete a credibilidade. Nesse caso, leva tempo até conquistar a confiança do público.

Enquanto isso, no contexto empresarial, pessoas mais velhas são automaticamente mais respeitadas e ouvidas, não precisando se dedicar tanto para conquistar uma posição nesse sentido.

7. Empreender para a terceira idade

Uma das tendências do momento é a chamada ageless, ou seja, “sem idade”. Com condições melhores de saúde e acesso à informação, as pessoas estão vivendo mais e mantendo seu espírito jovem. Por isso, a terceira idade tem se tornado um mercado muito promissor e ninguém melhor do que quem está nessa fase para saber quais são as principais necessidades e demandas,

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