A melhor idade é uma fase que pode ser repleta de novas conquistas e descobertas incríveis e, por isso, é muito importante investir em qualidade de vida. Na verdade, é o momento de aproveitar da vida o que muitas vezes, por várias razões, não foi possível antes, e assim, ser mais feliz, realizar aquele sonho que ficou guardado ou concretizar novos e desafiadores projetos.

Seja o que for, mente e corpo saudáveis são imprescindíveis para colocar tudo isso em prática. E é para te ajudar com esses hábitos que o IPPE compartilha cinco dicas de saúde e bem-estar.

1) ENCONTRAR UM HOBBY: um dos inimigos do Alzheimer é realizar, com periodicidade e dedicação, aquela atividade que lhe dá prazer, por isso, se tem mais tempo livre, se dedique a um hobby para ajudar a manter o foco e a concentração.

2) ADOTAR UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO: além de ser um ato de solidariedade, pois existem milhares de cães e gatos abandonados em abrigos, os cuidados diários com um animal doméstico movimentam a casa, motivam as pessoas, trazem alegria aos donos, além de serem uma companhia saudável e afetuosa.

3) PRATICAR NOVAS ATIVIDADES: A falta de atividades é uma grande causadora da depressão e, por isso, é importante que todos e todas busquem novas atividades profissionais nas quais se sintam úteis. Uma boa opção é voltar a trabalhar – ou simplesmente não parar, ou descobrir uma nova paixão para se dedicar.

4) MANTER A VACINAÇÃO EM DIA: o SUS disponibiliza três tipos de vacina para as pessoas a partir dos 60 anos de idade: Hepatite B, Dupla Adulto (difteria e tétano) e Febre Amarela. Além dessa vacinação rotineira, outras duas vacinas importantes também são ofertadas para quem já passou dos 60: a Pneumocócica 23-Valente e a contra a Influenza. Para se vacinar, basta levar documento que comprove a idade. O ideal é levar a carteira de vacinação e comprovantes de vacinação dos anos anteriores, caso possua, para manter os dados atualizados.

5) USAR CORRETAMENTE OS MEDICAMENTOS: todo cuidado e organização devem ser tomados na hora de tomar medicamentos diferentes, porque existem vários fatores que interferem na administração dos remédios e, consequentemente, no resultado do tratamento, como por exemplo, esquecer de tomar, utilizar uma dose maior ou menor que a recomendada pelo médico, ou trocar dias e horários.

Temos por finalidade, apoiar e desenvolver, a Educação Empreendedora sem nenhuma conotação político-partidária.

 

Empreendedorismo IPPE

Instituto IPPE

Contato

Links

© 2021, Instituto de Pesquisa e Projetos Empreendedores | Direitos Reservados | InFOCO Produções