Nos últimos anos, o conceito da terceira idade tem mudado e para melhor! As pessoas com mais de 60 anos estão mais ativas, saudáveis, felizes e consumindo mais. A idade não tem sido um fator limitador para ninguém, pelo contrário, traz benefícios e proporciona um viver ainda mais intenso. É por isso que muita gente tem se aventurado no mundo do empreendedorismo após atingir a melhor idade e podemos afirmar com segurança: nunca é tarde para recomeçar!

Vamos começar pelo cenário geral: no Brasil, mais de um milhão das empresas em fase inicial (nos primeiros três anos e meio) são comandadas por pessoas que tenham de 55 a 64 anos. Muitos estão buscando uma recolocação no mercado de trabalho, já que ao contratar, muitos gestores ainda dão preferência a profissionais mais jovens. Ao não conseguir uma oportunidade, esse público acaba criando uma!

Além disso, também há casos de pessoas que sempre tiveram o desejo de abrir a sua própria empresa e encontram na melhor idade o momento certo para isso: uma vida já estabilizada; experiência profissional e pessoal; uma boa rede de contatos que vai servir de apoio; planejamento e outras ambições que vão além do lucro. Quer ponto de partida mais promissor do que esse para se tornar um grande empresário?

Também é comum que na melhor idade, o indivíduo tenha menos pessoas dependendo dele. Normalmente, os filhos já estão na fase adulta e se responsabilizam por si mesmos. Isso abre uma porta incrível: a possibilidade de voltar a correr riscos, algo a que muita gente que está iniciando a vida não pode se submeter.

empreendedor maduro não quer abrir uma empresa para começar a ganhar dinheiro e construir um patrimônio. Na maior parte dos casos, ele busca a realização de um sonho e a satisfação pessoal.

QUAL É O PERFIL DESSE EMPREENDEDOR?

Existem três tipos principais de empreendedores maduros: aqueles que estão fora do mercado e buscam a recolocação, conforme já foi mencionado; aqueles que sempre sonharam em empreender em um segmento específico, que sempre idealizaram isso (abrir um hotel, por exemplo) e aqueles que já empreendiam, mas, de repente, identificaram um mercado diferente no qual podem investir.

A segunda categoria é a mais comum. Realizar um sonho como esse exige duas coisas: tempo e uma reserva financeira, mesmo que não tão alta. E é na melhor idade, com a aposentadoria, que essas duas coisas se unem. Por isso, não basta dizer apenas que nunca é tarde para abrir uma empresa, mas sim que essa fase da vida pode, na verdade, ser o melhor momento para tal!

A maior dificuldade que os empresários da terceira idade podem ter pelo caminho é a teimosia. Se você vai atender um público jovem com seu novo negócio, precisa entender que o perfil desse público é outro, que o tempo passa e muita coisa muda. Se você estiver disposto a manter a mente aberta para isso, o sucesso é consequência.

Temos por finalidade, apoiar e desenvolver, a Educação Empreendedora sem nenhuma conotação político-partidária.

 

Empreendedorismo IPPE

Instituto IPPE

Contato

Links

© 2020, Instituto de Pesquisa e Projetos Empreendedores | Direitos Reservados | InFOCO Produções