Se antigamente era comum nos depararmos com pessoas chegando à melhor idade, se aposentando e ficando em casa, hoje essa realidade é outra. Muitas dessas pessoas se aventuram em continuar atuando no mercado de trabalho, isso quando não optam por abrir o seu próprio negócio, tentando uma chance no setor do empreendedorismo.

Esse também é um resultado do aumento da expectativa média de vida do brasileiro que, segundo apontam pesquisas do IBGE, chegará até os 75 anos de idade. Com isso, é mais do que comum que eles estejam movimentando o mercado de consumo, bem como somem uma grande parcela no que diz respeito à abertura de negócios. Quer saber como anda o mercado empreendedor para a terceira idade no Brasil? Então confira o texto que preparamos sobre esse assunto. Boa leitura!

Quais são as áreas mais procuradas pelas pessoas da melhor idade para empreender?
Alimentação, hospedagem, consultoria e comércio varejista, eis algumas das áreas mais visadas para investimentos. Podemos afirmar que a escolha por essas áreas se dá justamente pela alta bagagem de experiências tanto profissionais quanto de relacionamentos interpessoais acumulada durante os anos, o que dá a essas pessoas certas vantagens no ramo do empreendedorismo.

No entanto, muitas vezes o que acontece é que a abertura do próprio negócio acaba se tornando a única opção para essas pessoas, já que o mercado de trabalho não costuma ser dos mais fáceis para indivíduos que já estão na terceira idade, justamente por preferirem pessoas mais jovens.

Quais os tipos de empreendedores da terceira idade no Brasil?
Atualmente, existem dois tipos de empreendedores com mais de 60 anos, e é sobre eles que falaremos a seguir.
O primeiro tipo de idoso empreendedor é aquele que sempre teve o sonho de empreender o seu próprio negócio, mas que só conseguiu fazer isso de fato quando se aposentou, momento em que conseguiu reunir tempo e dinheiro para investir em uma empresa que fosse sua.

O segundo tipo de idoso empreendedor é aquele que estava em um negócio antes de abrir o seu próprio, e a partir daí enxergou uma chance de empreender em um novo mercado que satisfazia melhor seus propósitos e objetivos.

Qual a diferença do mercado de empreendedores da terceira idade para os mais novos?
Como já é de se imaginar, o maior diferencial desses empreendedores da melhor idade é o comprometimento, visto que já possuem uma grande bagagem profissional, e que o negócio que abriram, muitas vezes, é o sonho das suas vidas no sentido de profissão.

Como é o cenário do mercado empreendedor para a terceira idade no Brasil?
Muitas vezes a grande frustração dos idosos ao abrirem um negócio próprio se dá quando se deparam com o atual cenário empreendedor do Brasil, isso porque muitos esperam encontrar o mesmo panorama de 20 ou 30 anos atrás, o que é impossível como bem sabemos.

Portanto, para conseguir ter sucesso como empreendedor no Brasil nos dias de hoje, é preciso ter, acima de qualquer coisa, paciência. Essa dica é válida tanto para os que já estão na melhor idade quanto para os que estão começando agora.

Temos por finalidade, apoiar e desenvolver, a Educação Empreendedora sem nenhuma conotação político-partidária.

 

Empreendedorismo IPPE

Instituto IPPE

Contato

Links

© 2020, Instituto de Pesquisa e Projetos Empreendedores | Direitos Reservados | InFOCO Produções