Muitos de nós sonhamos em ter o negócio próprio, e ao longo da vida colecionamos ideias e sonhos para colocarmos em prática em algum momento da vida… E se você está lendo este artigo, é porque esse momento chegou para você.

Hoje no Brasil, o empreendedorismo tem se mostrado um grande aliado do povo, uma vez que enfrentamos um alto índice de desemprego (taxa de desocupação de aproximadamente 13%, segundo IBGE).

Entretanto, ainda que o empreendedorismo esteja sendo protagonista na vida de muitos brasileiros, a mortalidade das empresas ainda é expressiva. Ainda segundo o IBGE, 20% das empresas morrem no primeiro ano de vida.

Esse fato acontece por diversas razões, mas tendo em mente esse dado, é importante não pularmos etapas na criação da empresa e seguir os passos para um bom planejamento, de olho nas leis e no mercado.

Para te ajudar no início desta jornada, separamos 9 dicas que com certeza, serão de ajuda para você.

Preparado para começar? Vamos lá!

LISTE AS COISAS QUE VOCÊ TENHA PRAZER EM REALIZAR OU QUE TENHA EXPERIÊNCIA:

Primeiramente, você precisa listar as coisas que você tenha prazer em fazer ou já tenha experiência, pois para montar um negócio, será necessário ter conhecimento da área de atuação e do mercado.

DEFINIR TEMPO DISPONÍVEL:

Defina quanto tempo você terá disponível para desenvolver esta atividade: Pode ser que no início você comece meio horário, ou já horário integral.

APRENDER INFORMÁTICA:

Aprender o básico de informática pode te ajudar e muito em seu dia a dia! Se você precisar escrever algo, enviar um e-mail, ou até mesmo criar uma planilha – Será de grande ajuda conhecer um pouco de informática.

SE POSSÍVEL, TENHA UM PEQUENO ESPAÇO PARA O SEU TRABALHO:

Estudos dizem que nossa produtividade aumenta quando estamos em um espaço específico para trabalhar.

CONSULTAR ÓRGÃOS PÚBLICOS:

Para entender quais licenças ou alvarás você precisará, quais impostos terá de pagar e para formalizar sua empresa, você também precisará verificar se sua empresa se enquadra no simples ou MEI (Microempreendedor individual).

PLANO DE NEGÓCIOS:

Desenvolva um plano de negócios e pense nas estratégias de marketing para sua empresa, é muito importante criar um planejamento, entender quais são seus pontos fortes e fracos, quais são as oportunidades e ameaças que seu negócio irá enfrentar… Tudo isso te ajudará a manter sua empresa de pé!

SEPARAR FINANÇAS PESSOAS E DA EMPRESA:

Sempre separe as suas finanças pessoais das finanças referentes ao seu negócio, isso é muito importante! Não há nada pior para a saúde financeira da sua empresa que não ter organização e gestão financeira. Lembre-se disso!

REINVESTIR PARTE DOS LUCROS:

Reinvista em seu negócio parte dos seus ganhos: assim você terá uma reserva em casos de necessidade de aumentar estoque, estrutura ou caso precise mesmo. Não sabemos o que pode acontecer, mas podemos sempre nos prevenir, certo? Mais uma vez: A gestão financeira é muito importante para manter seu negócio vivo.

DISCIPLINA E ATITUDE, E MÃO NA MASSA!

Depois dos passos anteriores, muita disciplina e atitude para começar sua empresa. O inicio é sempre marcado por muito suor, e as recompensas virão logo a frente…

Bom, sabemos que há motivos de sobra para começarmos um negócio próprio, apesar dos riscos que cercam essa empreitada.

Com planejamento e dedicação, objetivos são alcançados e sonhos são conquistados! Não podemos abrir mãos dos sonhos e ideias que cultivamos durante a vida, e nem desperdiçar a alegria que é viver em busca de grandes objetivos.

Nunca é tarde para começarmos uma nova história!

Temos por finalidade, apoiar e desenvolver, a Educação Empreendedora sem nenhuma conotação político-partidária.

 

Empreendedorismo IPPE

Instituto IPPE

Contato

Links

© 2020, Instituto de Pesquisa e Projetos Empreendedores | Direitos Reservados | InFOCO Produções