O empreendedorismo tem sido o caminho escolhido por milhares de brasileiros para fugir da crise e tomar o controle da sua vida profissional. Os idosos, que segundo o IBGE serão 30 milhões até 2020, também estão criando negócios e tendo uma vida mais ativa.

Os motivos são variados e, seja pela necessidade de complementar a renda ou por ter mais tempo, conhecimento e segurança para finalmente poder realizar um sonho, as pessoas que já passaram dos 60 anos podem empreender e obter muito sucesso em suas empreitadas.

É claro que um empreendedor da terceira idade pode realizar qualquer tipo de empreendimento, mas investir em negócios que tem pessoas com faixa etária similar como público-alvo pode ser um diferencial competitivo, afinal você entende os desejos e necessidades do seu público.

Por isso, separamos 4 ideias de negócios para empreendedores com mais de 60 anos, que você confere a seguir:

E-COMMERCE

O setor do varejo online é um dos que mais cresce na economia, e os idosos estão utilizando cada vez mais a internet para comprar itens e aproveitar promoções. Mesmo que a área da tecnologia seja um mistério para muitas pessoas mais velhas, hoje existem diversas opções fáceis e baratas para montar lojas online.

O empreendedor pode, por exemplo, montar uma loja de roupas e calçados voltada para atender as necessidades da terceira idade, um e-commerce de móveis ou até mesmo vender cosméticos, perfumaria e maquiagem. Tudo com pouco investimento e com um trabalho menos pesado do que outros negócios, por exemplo.

ACADEMIA PARA IDOSOS

Muitas pessoas começam a frequentar a academia apenas na terceira idade na busca pela saúde, e o ambiente das academias tradicionais pode não ser compatível com o estágio da vida em que se encontram.

Se o empreendedor gosta de um estilo de vida mais saudável, fica fácil entender as necessidades específicas do seu público e criar um ambiente mais adequado com suas expectativas.

Outra vantagem desse negócio é a simplicidade de gestão, que não precisa de atenção constante e permite que o empreendedor possa ter mais tempo para si, sem se preocupar com fornecedores.

FABRICAÇÃO E VENDA DE ALIMENTOS

Fabricar e vender pães, bolos, doces ou pastéis é um dos empreendimentos mais comuns para pessoas da terceira idade, principalmente se já trabalharam no ramo da alimentação antes da aposentadoria.

O empreendedor pode vender para todos os públicos, claro, mas também pode focar em consumidores da terceira idade e vender alimentos mais saudáveis, com baixo teor de açúcar ou colesterol, por exemplo.

CONSULTORIA, ASSESSORIA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

A experiência acumulada ao longo da vida é um trunfo que o empreendedor com mais de 60 anos pode utilizar para abrir o próprio negócio. Empresas prestadoras de serviços especializados em consultoria de alimentação, por exemplo, uma assessoria para negócios imobiliários, ou ainda, o trabalho como um advogado ou contador autônomo podem ser fontes de renda e realização durante a terceira idade.

Temos por finalidade, apoiar e desenvolver, a Educação Empreendedora sem nenhuma conotação político-partidária.

 

Empreendedorismo IPPE

Instituto IPPE

Contato

Links

© 2020, Instituto de Pesquisa e Projetos Empreendedores | Direitos Reservados | InFOCO Produções